sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Censura Capitalista

Janeiro... Começo do ano e várias perspectivas e planos infalíveis para por em prática. Tudo parece sempre conspirar à seu favor, quando os primeiros eventos do mês te acordam para o mundo real. Um mundo que não se importa muito com seus planos, e que há milênios se mantém próspero graças ao bem mais amado e odiado de todos os tempos: o dinheiro.

Isso porque é no início do ano onde se tem mais chances do balanço financeiro pessoal ficar negativo. Quem tem casa própria se diverte com IPTU, quem tem cartão de crédito sofre das compras natalinas, quem tem carro sofre com IPVA, e quem não tem nada... bem, tem uma oportunidade de sofrer igualmente se continuar a leitura desse post.

Eu juro que tentarei buscar uma luz no fim do túnel, nem que o túnel seja um esgoto e a luz um palito de fósforos.

Cale-se! Digo, Pense!


Eu já defendi aqui, mesmo que superficialmente, que o dinheiro é um tipo de mal no planeta, ou pelo menos, a principal ferramenta para que o mal se fortaleça. Eu mesmo já vi, e tenho certeza que você também já viu, pessoas aparentemente normais e inteligentes que se tornam acéfalas quando um punhado de dinheiro entra em cena. Eu fico pensando se isso realmente é um fato válido para todos os humanos que caminham para a vida "independente", sem excessão.

Cale-se! Digo, Compre!


O dinheiro funciona como uma espécie de censura, onde tudo o que você deseja está diante de seus olhos, onde as ofertas publicitárias alimentam seu desejo e a facilidade em se gastar é sempre mais tentadora do que repudiante. Mas, se por algum motivo você não pode ter tudo isso que está em seu caminho, então isso não deixa de ser uma censura. Mas dessa vez não há falta de liberdade de expressão, e sim liberdade de consumo.

Fazendo essa analogia tosca entre fortuna vs censura, outros termos mais fortes vão chegando à tona: se não posso ter acesso a determinado tipo de coisa, essa proibição é somente censura. Mas se devido as condições econômicas do país eu estar fadado a nunca ter determinado tipo de coisa, então o regime em que se vive é a escravidão. Escravos tradicionais trabalham sobrevivem em troca de comida, enquanto escravos capitalistas sobrevivem trabalham em troca de dinheiro.

Tudo muito simples, mas tudo muito complexo. Afinal de contas, se o dinheiro se tornasse algo fácil para todos, então ele perderia seu valor, e todos os conceitos se inverteriam, fazendo com que a produção de qualquer coisa ficasse desvalorizada, e por consequência, escassa. Como uma coisa leva a outra, então a bola de neve ia aumentar ao ponto de que escravidão financeira e censura capitalista chegassem a ser pedidas de volta em troca da sobrevivência.

Cale-se! Digo, Fuja!


Ainda concordo com todas minhas forças de que dinheiro é um mal, e que o fato dele ser capaz de alienar certas pessoas o torna uma doença. E essa patologia sem cura pode até ser tratada com doses de sabedoria, mas provavelmente não pode ainda ser estinguida.

Como disse, o dinheiro é um mal, mas um mal necessário para a sobrevivência. Pelo menos nessa terra que caminha através da ganância, onde apenas sobreviver não basta. E então, vou apenas parafrasear o que muitos empresários bem sucedidos dizem em suas histórias vitoriosas:

"Enquato você for escravo do seu dinheiro, você não está realmente vivendo. Mas, quando você consegue deixar o dinheiro trabalhando por você (leia como investir no lugar certo) então as coisas mudam, e a visão capitalista do mundo vai se tornando mais abrangente até que você é capaz de enxergar as coisas de cima, e perceber o quão forte e resistente eram aquelas correntes que te prendiam até então".

Confesso que eu até tentei fazer isso, como já contei aqui nesse post ensaiando sobre investimentos. Mas se os inícios de ano ainda me geram terror suficiente para postar textos como esse, então tenha certeza que as coisas ainda não mudaram. Mas a tentativa continua, e qualquer hora surge mais um artigo falando sobre onde você não deve investir nenhum centavo.

Diante de um mundo capitalista, as chances de ser cedido pela tentação do dinheiro são grandes. E mesmo aquele papo hipócrita de que "dinheiro não tráz felicidade" não funciona. E não importa quantas vezes sejam repetidos tentando consolar a probreza o patrimônio atual, o fato é que certas coisas boas da vida jamais poderão estar ali na sua mão.

Ou você foje da regra e causa a censura, ou viverá censurado pelo resto da vida. Conhece outro jeito?

Primeiro post de 2011, e sempre há a esperança de que também venha com ele o primeiro comentário do ano. Prove-se que você não é um capitalista e deixe sua revolta (ou conformismo) registrado! Mas eu entendo que tempo é dinheiro, e por isso vou entender absolutamente o motivo que o fez não comentar.

2 comentários:

  1. Bem, diante dessa explosão ideológica não há muito a se dizer, a não ser que de fato o dinheiro é, e será ainda por muito e muito tempo, um mal necessário.
    Vivemos em um país onde essa economia capitalista disfarçada por governantes que se dizem "Pelo Povo" é cultivada diariamente através de diversos meios, e tem sido enraizada por todas as gerações, o país precisa desenvolver-se. E o povo subnutrido que se dane, cada cão com seu pedaço de pão u.u/

    ResponderExcluir
  2. <o/
    Eu ainda fico pensando se haverá algum dia, onde as pessoas poderão curtir mais as coisas boas que a vida oferece sem ter que usar o dinheiro como a única ponte para realizar seus sonhos.

    Por exemplo, se em uma era avançada os robôs pudessem ser capazes de realizar todos os serviços manuais dos dias de hoje, e cada pessoa tivesse um robô trabalhando por ela, será que estaríamos vivendo num paraíso? Será que estaríamos livres para alcançar os sonhos sem depender do dinheiro?

    Hmm... pensando bem, se todo mundo estivesse nesse "paraíso", aposto que ele deixaria de ser paraíso; seria banalizado e haveria quem tentasse lucrar e roubar os sonhos que não lhe pertencem.

    *.* viajei demais... enfim, dinheiro deve ser um mal sem solução, e ainda assim, soluciona o problema pra muita gente.

    Ahh, valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir