quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que é a felicidade? [2]


Tem gente que não acredita que, às vezes, uma frase é capaz de mudar toda sua vida. Mas para mim aconteceu exatamente isso, e não por satisfação do destino, por duas vezes.
A frase que conseguiu me fazer acordar para realidade era tão óbvia que eu não conseguia acreditar em como passara tão desapercebida por anos:

"Para ajudar os outros, primeiro ajude a si mesmo".


Não lembro de onde vi e nem quem foi seu autor, mas o agradeço. A partir daquele momento eu lembro de ter pego um pedaço de folha de papel e feito uma lista do que eu poderia fazer para ajudar a mim mesmo até que estivesse pronto para ajudar os outros. A caneta foi de forma automática escrevendo "estar feliz". Depois disso, a caneta apenas ensaiava novos itens da lista, mas nenhum outro parecia ter tanta importância quanto o primeiro.

Então, a lista permaneceu tão solitária quanto eu. Nenhuma outra palavra ou frase entrou ali.

Por que como eu poderia tentar ser útil se não via em mim utilidade alguma? Como eu poderia lidar com os afazeres mundanos se sentia não fazer parte deles? Era muito encorajador pensar que se eu estiver bem consigo mesmo, então seria mais fácil passar isso adiante. A princípio, houve uma falha nisso que eu não havia avaliado antes: "o quanto é vago estar feliz".

Posso me divertir assistindo um filme de comédia ou lendo um livro de humor, ouvindo uma piada, ou até mesmo entretido por horas na frente de um video-game. Posso ficar feliz matando a fome com guloseimas ou matando tempo no youtube. Posso perder a noção do tempo navegando pela internet ou imaginando sonhos se tornando reais. Infelizmente, a alegria passageira não tem poder algum, já que ela é apenas um escape da realidade, mas não a própria realidade. "Estar feliz" é muito diferente de "ser feliz".

Estar feliz é estar bem diante de uma situação; Ser feliz é estar bem diante de todas as situações.Você concorda?


O vídeo acima é de parte de uma entrevista com o filósofo Mário Cortella. Se ainda não conhece o cara, experimente fazer uma busca no youtube por ele para que possa abrir um pouco mais a mente sobre a vida em si. Muito bom.

Esse post nem ao menos tem uma conclusão. Esse post é um dos mais curtos que já fiz. Mas mesmo assim ele não acrescenta nada de novo. E nem tinha a intenção de fazer alguém feliz lendo isso tudo. Mas, já que chegou até aqui, que tal postar uma piada aí nos comentários para ajudar esse post a ficar um pouco mais útil? Ou então, apenas diga se você é feliz ou se acha feliz e deixe que alguém ria de você por mim.

O que é a felicidade [1]? →  Post anterior sobre que seria a primeira parte.
Extremamente Simples → Tentando deixar a vida mais fácil.
O lobo solitárioÀs vezes viver mal, pode ser um bem... ein?
3D Pokémon → Um desenho que fiz em 3D. Ficou ruim, é pra descontrair.


Confira todas as partes dessa saga O que é a felicidade?: [parte1] [parte2] [parte3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário