sábado, 1 de janeiro de 2011

Todas as Postagens


E então, depois de alguns anos, eis que publico aqui o centésimo post. É mesmo muita coisa inútil que já escrevi aqui, e mesmo criar um post para comemorar 100 posts também é algo ainda mais inútil do que o normal. Por isso, aproveitando que o final do ano está chegando, vou apenas fazer um resumo de tudo o que já postei aqui, organizado principalmente pelas categorias que mais se enquadram. Uma olhada por isso e você não precisa perder seu tempo vendo tudo o que sai por aqui.

Sagas, Debates e Textos Longos...

O que é a felicidade?
Foi também um texto mais recente que publiquei aqui no post, tentando analisar de um modo mais plausível o que seria a felicidade e porque pode ser mais fácil encontrá-la do que parece.
[parte 1] [parte 2]

Dança de Salão
Essa foi minha saga mais longa aqui no blog, onde eu relatei, durante o passar do tempo, minhas fases durante as aulas de dança do salão. Depois eu acabei notando que eu falo de muita coisa aqui, mas quase nada sobre dança de salão e si. Se tiver paciência, tem os links logo abaixo.
[parte 1] [parte 2] [parte 3] [parte 4] [parte 5]

Os dois lados do amor
Uma das minhas sagas mais curtas, com um post onde eu falo bem do amor e em outro eu falo mal. Simples assim.
[lado bom] [lado ruim]

Contradições do Amor
Como o assunto era extenso e minha proposta era falar mau do amor com certo teor lógico, resolvi dividir em partes. Bons argumentos para contradizer tudo o que dizem por aí sobre o amor. Se tiver qualquer desilusão essa é a hora para conseguir vários argumentos destrutivos sobre o assunto.
[parte 1] [parte 2] [parte 3] [parte 4]

Viagens no Tempo
Falar sobre viagens no tempo é um dos assuntos que mais me fascina hoje em dia, e facilmente ficaria horas e horas brincando com isso, como já fiquei. Já criei histórias e mais histórias nesse assunto, e até hoje é um dos meus temas favoritos no cinema e na literatura. Então, veja aqui minha análise superficial e uma analogia simples com o Rpg.
[com rpg] [sem rpg]

Efeito Placebo
Um post dividido em quatro partes, que foi uma das minhas primeiras desilusões amorosas, que na verdade, por mais bizarro que possa parecer, não envolveu a parte amorosa em si. Só lendo para entender o fiasco, e o que o título bizarro tem haver com tudo.
[parte 1] [parte 2] [parte 3] [parte 4]

O Paradigma das Guerras
Quis tentar fazer uma análise meio breve sobre como as guerras acontecem, mas acho que fui infeliz na abordagem do assunto, porque o texto realmente ficou mal escrito, e apresenta poucas argumentações para defender meu ponto, que aliás, não tem ponto algum.
[parte 1] [parte 2] [parte 3]



Reflexões e mais textos longos...

Geladeiras Humanas
Eu tentei propor uma ideia de que todo mundo guarda amigos na geladeira, ou seja, mantém a fachada da amizade guardada, embora pouco se importem com aquelas pessoas. Mas uma vez que essa "máscara" está criada, retomar a amizade diante de um interesse é mais fácil.
[leia mais...]

Depressão
Um post muito sério que eu fiz sobre o assunto, tentando explicar não só o porque a depressão é uma doença tão séria, como também propor alguns tipos existentes na minha visão do assunto.
[leia mais...]

Acaso x Destino
Nas divagações gerais da vida, certa vez eu me perguntei sobre tantas coincidências que as vezes acontecem conosco. E aí, fiz mais uma filosofia inútil sobre a existência do acaso e do destino.
[leia mais...]

A primeira Impressão
Todo mundo conhece aquele ditado publicitário de que é a primeira impressão é a que fica. Mas porque será que a primeira vez que qualquer coisa nos é apresentada é tão importante?
[leia mais...]


De onde vem a angústia
Um post escrito em um momento de angústia, em meu desespero para tentar encontrar alguma forma de me agarrar em algo. Hoje eu percebo o quanto minha angústia nessa época era tola, mas sofrimentos não são opicionais.
[leia mais...]



Karma, você tem carma
Uma discussão feita em cima de uma animação em flash conhecida como Karma Gost, que propõe a conhecida teoria de como o carma é construído com nossas ações. Além disso, também tento pensar seguindo uma linha de racicínio parecida com a da animação, considerando algumas idéias de como podemos ganhar ou perder karma, além da importância de se decidir sobre como e quando fazer isso.
[leia mais...]

Escolhas
Veja o vídeo do psicólogo Barry Schwartz sobre o Paradoxo das Escolhas, e acompanhe uma discussão sobre a necessidade de sanarmos nossas dúvidas e simplesmente tomarmos uma decisão. Aqui eu divago um pouco sobre o medo, a coragem e até sobra espaço para viajar um pouco no Problema de Monty Hall.
[leia mais...]

Você tem Certeza?
Conheça os 4 tipos de situações que podem te ajudar a saber quando é hora de você ter certeza e quando é bom duvidar um pouco mais. Eu apresento uma discussão sobre a certeza pessoal, a certeza acadêmica, a certeza profissional e a certeza relacional.
[leia mais...]

O Paradoxo da Confiança
Aqui eu proponho uma analogia, e por isso é um texto relativamente curto. A proposta é apenas considerar até onde as pessoas estão dispostas a confiarem uma nas outras.
[leia mais...]

O nosso único cúmplice
Um texto bem longo colocando uma velha analogia minha sobre o nosso subconsciente e os processos que lá acontecem. O nosso único cúmplice seria um bibliotecário, que vai te indicar todos os livros que precisa (e os que não precisa) na hora em que mais convir.
[leia mais...]

A Enrolação das Indiretas
(...) Jamais haverá como saber se a sua indireta foi compreendida, e se foi, será que então foi ignorada? Ou talvez responder uma indireta é como vestir um capuz que realmente é seu, para depois ouvir que não era e, morrer na dúvida se seria.
[leia mais...]

Salve os Insetos Salve o Mundo
Divagações bizarras sobre 4 formas para que os insetos pudessem salvar o planeta de todos os problemas. Assim, considero como a solução para o fim da fome mundial, fim do aquecimento global, geração infinita de energia e até mesmo a cura para a Aids.
[leia mais...]

Porque expressar uma desilusão?
Quando tentei colocar nesse blog várias desilusões comuns da vida, e assim lidar melhor com todas as frustrações possíveis e imagináveis, eu me vi na necessidade de explicar a pergunta que era feita por mim mesmo. Porque expressar uma desilusão?
[leia mais...]

Tutorial da Imortalidade
Um pouquinho de ironia cientifica. Como assim? Simples, eu contatei as principais causas que dizem existir para uma pessoa morrer, e então rebater essas causas com coisas que todo mundo poderia fazer para resolvê-las.
[leia mais...]

Desilusões do Tempo
Certa vez estava revoltado por quase não ter tempo para fazer nada. E aí, via as pessoas ao redor, no meu trabalho, dizendo o tempo todo que tinham urgência em seus afazeres. Comecei a ouvir o quanto o mundo estava ficando cada vez mais imediatista, e então... desilusões.
[leia mais...]

A Explicação para Tudo
Minha opinião sobre como funciona a crença que temos baseada em evidências. E através dessas evidências, vindas pela nossa própria crença, somos capazes de gerar a explicação para tudo. Se a explicação é certa ou errada, aí é outra história...
[leia mais...]

Extremamente Simples
Com uma ideia parecida com a da explicação para tudo, eu também fiz um post inspirado naquela máxima conhecida como a Navalha de Occam, que diz algo como "a explicação simples geralmente é a melhor e mais correta".
[leia mais...]

Mundo Virulento
Uma forma interessante de abordar como o fim do mundo poderia acontecer usando os vírus que já existem e estão por aí, bem perto de nós.
[leia mais...]

A Corrente da Motivação
Esse blog atrai alguns visitantes vindo por aqui através de buscas referentes a desilusões gerais. E uma das causas para que a desilusão permaneça vem justamente por dois fatores: pessimismo e desmotivação. Pelo menos o post sobre a motivação está aqui.
[leia mais...]


Animações

Inclusão Digital
Foi um trabalho para a faculdade, apresentado em 2004. Muito antigo, muito ruim, feito com pouquíssimo tempo.
[leia mais...]

A Gota
Uma tentativa de criar uma animação em stop motion. Na verdade não é bem stop motion, foi só desenhado quadro a quadro no flash e colocado umas músicas de fundo. Genérico, mas legal... eu acho...
[leia mais...]

Outras Animações
Também postei mais três outras animações, que nem vou descriminar cada uma delas por estarem incompletas. Se quiser vê-las, vou deixar o link delas aqui, aqui e aqui. E também tem dois vídeos, mas esse eu ainda não postei aqui, talvez eu poste qualquer dia que tiver mais coragem.
[leia mais...]

Contos

Peças no Museu
Até hoje eu gosto desse conto, que apesar de simples, traz uma mensagem muito bonita no final. É difícil eu gostar de qualquer coisa que escrevo, então algo de bom esse texto pode ter.
[leia mais...]

A Tempestade
Esse texto serve para elucidar um pouco uma das coisas mais comuns no mundo, que são os caminhos da humanidade. Isso se fosse uma análise profunda, na análise superficial, é só mais um conto medieval envolvendo uma guerra qualquer.
[leia mais...]

As Feridas do Mundo
Um conto curto fazendo uma analogia sobre a má intervenção do ser humano no planeta.
[leia mais...]

A Quinta Cor
Pense numa cor qualquer e faça um texto sobre essa cor. Era essa a proposta de um desafio que eu participei no orkut com alguns textos. Ficou bem complexo, com um final bem estranho.
[leia mais...]

Linha Vazia
Esse conto é um dos mais chatos que escrevi. Ele era para ser  suspense, mas acabou virando de terror. Terror porque é terrível de se ler mesmo.
[leia mais...]


Vivência 

Trabalho Desmotivacional
Na minha sequência sem ordem dos posts relacionados a discutir o que motiva ou nos desmotiva, eis aqui uma visão mais pessoa sobre minha época em que trabalhava e via, dia a pós dia, a perca da minha motivação se acumular.
[leia mais...]

A Boa e a má divisão entre o bem e o mal
Uma memória bem antiga que eu tenho, de quando tinha uns 7 anos, e descobri que papai noel existia era besta. Comecei a compreender que pessoas são pessoas em qualquer lugar desde sempre, e muitas vezes, incompreensíveis.
[leia mais...]

Choro Límbico
Eu acho que estava numa faze mais triste, pois, não me pergunte como mas fui falar de cachorro, e comecei a pesquisar mais sobre o motivo de chorarmos. Daí saiu um post que hoje é totalmente desprezível.
[leia mais...]


Economia e Política

A corrida dos Ratos
Você já ouviu falar na corrida dos Ratos? Para resumir é uma corrida financeira em que todos estão fadados a viver desde que nascem, e certamente educam seus filhos a continuarem praticamente da mesma maratona sem fim.
[parte 1] [parte 2]


Sobre Investimentos: Álbum de Figurinhas
Misturei um pouco de experiência pessoal com o mínimo que tive de pesquisa sobre investimentos para formular esse post. Mas o mínimo mesmo, por isso foi mais um post ensinando como você não deve agir quando pensar em investir seu dinheiro de alguma forma.
[leia mais...]

Dois Posts sobre Política
Resolvi unir os dois posts que fiz em certa época envolvendo eleições. Posso considerar que parte disso seja meio datada, e de certa forma, é meio superficial, apenas falando sobre o melhor modo de votar, se é que existe isso.
[revolta] [cacarecos]


Amor e Amizade


Escalabilidade Pessoal
Tentei, de um modo definitivo, aplicar escalas e níveis e categorizações para definir vários estágios da vida. Então, falei em três posts sobre os interesses pessoais, sobre os níveis que amizade alcança e como o amor começa e termina.
[interesse] [amizade] [amor]

Os 8 tipos de relações
Fui bem específico e metódico em propor que um relacionamento (principalmente amoroso) pode ser dividido em 8 principais tipos de comportamentos. Depois ainda vou precisar refutar esse assunto, porque certamente existem outros filtros que podem ser aplicados nessa história.
[leia mais...]

Amizade Mutável
As vezes eu não era capaz de reconhecer as pessoas e amizades que já fiz ao longo da vida. Pessoas mudam, mas porque será que isso tem que acontecer justamente com aqueles que elegemos serem nossos amigos?
[leia mais...]



Datados

Movimento Gota de Nata
Eu coloquei alguns videos que argumentavam e contra-argumentam sobre aquela polêmica envolvendo a construção da usina de Belo Monte. É legal para se ter uma opinião a respeito, e como o projeto ainda está em andamento,  o assunto não é tão morto assim.
[leia mais...]

Ano Novo, e agora?
Um daqueles posts reflexivos incentivando você a criar metas válidas para o ano todo, e que preferencialmente seja capaz de cumprí-las.
[leia mais...]

Carnaval
O mais legal desse post, é que ele pode ser apresentado todos os anos, pois minha opinião sobre o carnaval não mudou já faz tanto tempo, que por enquanto é valida por muito tempo.
[leia mais...]

Qual foi sua última desilusão?
Esse post nem estou considerando muito, já que foi mais uma avaliação de uma enquete que havia no post para tentar quantificar quais as desilusões mais comuns.
[leia mais...]

Viva uma vida de Arsênio
No começo de dezembro de 2010, teve aquela notícia de que havia vida (bacterias) descobertas em um lugar venenoso e inabitável. Pronto, se existe vida em Arsênio, logo há vida em qualquer planeta. Desculpe a falácia, mas foi meio isso o que se dizia na época.
[leia mais...]

Conspirando com a Wikileaks
Em novembro de 2010, quando o assunto sobre a Wikileaks entrou em pauta, começaram várias e várias teorias de conspiração cada vez mais e mais em alta. Foi pouco depois da época que Dan Brown iniciou sua série de livros envolvendo mega conspirações mundiais. Eu estava nessa onde nessa época.
[leia mais...]

Filme: Sempre ao seu Lado
O youtube retirou o link do video do ar, por isso coloquei como "datado". Mas em geral é sobre o filme baseado nos fatos reais daquele cachorro que fez amizade com um cidadão e ficou junto dele até o fim da vida. Aproveitei para fazer um traçado rápido sobre os animais e o senso de companheirismo dos mesmos.
[leia mais...]

Retrospectivas de Fim de Ano
Acabei pegando o costume, desde 2010, a fazer alguns posts especiais para essa época do ano. E sendo assim, faço um genérico desejando boas festas, e outros dois de retrospectivas, onde relembro o motivo que levou cada post a sair, e depois indo no google e fazendo uma análise de como os gostos das pessoas mudam ano a ano.
2010 - Retrospectivas [pessoal] [googleana]
2011 - Retrospectivas [pessoal] [googleana]



Outros
Tem muita coisa que eu não postaria aqui, simplesmente porque já ficou ultrajante demais. A começar pela sessão inteira dos projetos fracassados de quando eu tinha uns sete anos. E também tem os posts bem datados, que só funcionam bem no dia em que foram publicados, por serem recorrentes a um assunto atual em evidência, como por exemplo

E também tem alguns que eu confesso que eram para serem excluídos, porque tenho vergonha de tê-los escrito. Esses, me desculpe, mas não vou linkar aqui em lugar algum. Pior ainda é coisas que na época eu pensava uma coisa, e hoje, penso diferente. Me lembro, por exemplo, da minha análise superficial da série Lost, que teve a parte 1 e a parte 2. Sem contar alguns experimentos em 3D, como por exemplo um pokémon, uma carcaça de carro, cadeira, mão e efeitos de luz aleatórios.

Vou deixar um link geral desses posts que são tão ruins que devem ser mantidos distância:

Censura Capitalista
Levantando a bandeira de revolta por querer comprar muita coisa e o dinheiro não dar, fiquei muito chocado com toda essa cultura do consumismo impossível que nos é ofertado. Apenas minha reflexão sobre o que penso disso tudo, e certamente, esse foi o post que me levou a escrever sobre a saga da corrida dos ratos no ano seguinte.
[leia mais...]

Crescimento Populacional
Fazendo umas contas matemáticas simples, cheguei a conclusão óbvia de que não haverá espaço para todo mundo no futuro. Também tem algumas pesquisas e sociólogos que fizeram essa conta muito antes, e numa análise com a vida de outras espécies, eis a resposta para o futuro do planeta.
[leia mais...]

Partículas de Energia
Eu havia escutado alguns comentários dizendo de um experimento científico que desafia a lógica e quase ia para o lado sobrenatural da coisa. Em resumo, a ideia era de o DNA muda de acordo com as emoções que existem ao redor. Verdade em partes, mentira em partes. Interessante de um modo geral.
[leia mais...]

Refletindo: O Segredo
Uma análise que eu fiz sobre o livro "O Segredo". Mas confesso que tinha tantas dúvidas na época e tão pouco embasamento científico que foi mais um dos posts que hoje tenho vergonha do conteúdo escrito. Me lembro que uma psicóloga havia lido o livro e contatado que eu era uma pessoa com pensamento de alguém muito velho - e porque não - atrofiando-se.
[leia mais...]

Salve os Insetos, Salve o Mundo
Alguns bons argumentos sobre o porque devemos amar os insetos, afinal de contas, as pesquisas por aí já provaram que serão eles os responsável por salvar o mundo no futuro. Se não entendeu, pode dar uma lida na visão geral do tema.
[leia mais...]


E para finalizar, a última postagem que queria comentar aqui, que é o que mais tem acessos por aqui, devido principalmente ao título do blog e as buscas feitas no google. Estou falando das Dicas para sair de uma desilusão. Acho que na verdade é o único post útil no fim de tudo, e eu pretendo - sinceramente - dar uma foco especial para aperfeiçoar esse texto no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário